Estrada Real é a denominação dada a um conjunto de estradas públicas, de propriedade da Coroa Portuguesa e depois do governo Imperial Brasileiro, que ligavam os portos fluminenses à região de exploração do ouro e diamantes em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Foram, a partir do final do século XVII, vias oficiais de acesso às regiões mineradoras e, no século XVII, autorizadas a transportar os metais preciosos das áreas de mineração da colônia.
Os principais caminhos oficiais do ouro, considerados como Estrada Real, que durante o período de mineração cortavam a região valeparaibana, foram:
O Caminho Velho ou Caminho do Ouro, que ligava a cidade de Paraty à região mineradora de Vila Rica e Diamantina, passando pela área paulista do Vale do Paraíba
O Caminho Novo de Garcia Rodrigues Paes, que se estende da cidade do Rio de Janeiro à região mineradora, passando por Vila Rica e de lá até o Arraial do Tijuco, atual Diamantina
O Caminho Novo da Piedade, que ligava a Capitania de São Paulo a do Rio de Janeiro, por via terrestre, ligando a Freguesia da Piedade, atual cidade de Lorena, à Fazenda Santa Cruz dos padres jesuítas. É esse caminho que coloca nossa cidade de Canas, na Estrada Real.
Fonte de pesquisa: Estrada Real O Caminho do Ouro.
Autores: Fabio de Oliveira Sanches, Francisco Sodero Toledo, Henrique Alckmin Prudente.