Prefeitura Municipal de Canas

A CIDADE DE CANAS

Pref

Prefeitura

Canas completou no ano de 2017 vinte e quatro anos de emancipação político – administrativa.

Ao longo desses anos vem se destacando na região do Vale Paraíba como a cidade com maior potencial para investimento na região: a Prefeitura de Canas já concedeu áreas para a construção de empresas no município; nosso Polo Empresarial possui um total de treze áreas. A expectativa é de que com a implantação das empresas sejam criadas vagas de emprego e, para assegurar essas vagas aos canenses, uma das especificações do decreto é que pelo menos 80% do quadro funcional seja composto por moradores de Canas, exceto se for necessária mão de obra especializada não disponível no município.

A Prefeitura irá criar parcerias com as escolas técnicas da região, caso se faça necessário, para a qualificação dos canenses para a ocupação dessas vagas. As empresas que irão se instalar em Canas são desde o ramo de implementos rodoviários, instalação de redes elétricas, segurança do trabalho, dentre outras.

RCC

Renovação Carismática Católica

Canas faz parte do Circuito Religioso do Vale do Paraíba e da Estrada Real do Estado de São Paulo e vem se preparando também para se firmar como uma Cidade turística religiosa; já está sendo construída em nossa cidade a Sede Nacional da RCC (Renovação Carismática Católica).

Capela de Nossa Senhora de Pentecostes – (RCC – Sede Nacional). Escritório Administrativo Nacional da RCC do Brasil – tel (12) 3151-4155 www.rccbrasil.org.br

Marco

Primeiro Marco da Estrada Real do Estado de São Paulo (inaugurado em 21/04/2005) – Paço Municipal

Estrada Real é a denominação dada a um conjunto de estradas públicas, de propriedade da Coroa Portuguesa e depois do governo Imperial Brasileiro, que ligavam os portos fluminenses à região de exploração do ouro e diamantes em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Foram, a partir do final do século XVII, vias oficiais de acesso às regiões mineradoras e, no século XVII, autorizadas a transportar os metais preciosos das áreas de mineração da colônia.

Os principais caminhos oficiais do ouro, considerados como Estrada Real, que durante o período de mineração cortavam a região valeparaibana, foram:

O Caminho Velho ou Caminho do Ouro, que ligava a cidade de Paraty à região mineradora de Vila Rica e Diamantina, passando pela área paulista do Vale do Paraíba

O Caminho Novo de Garcia Rodrigues Paes, que se estende da cidade do Rio de Janeiro à região mineradora, passando por Vila Rica e de lá até o Arraial do Tijuco, atual Diamantina

O Caminho Novo da Piedade, que ligava a Capitania de São Paulo a do Rio de Janeiro, por via terrestre, ligando a Freguesia da Piedade, atual cidade de Lorena, à Fazenda Santa Cruz dos padres jesuítas. É esse caminho que coloca nossa cidade de Canas, na Estrada Real.

Fonte de pesquisa: Estrada Real O Caminho do Ouro.
Autores: Fabio de Oliveira Sanches, Francisco Sodero Toledo, Henrique Alckmin Prudente.

Calendário Municipal de Eventos de Canas

Carnafolia (obedece o calendário nacional)
Aniversário de Canas ( vinte e dois de março)
Nossa Senhora Auxiliadora – Padroeira de Canas (24 de maio)
Festa Junina (Junho)
Festa Italiana (com grande potencial turístico que ocorre no último final de semana do mês de Julho).
Natal de Luz ( Durante todo mês de dezembro).

Avenida 22 de Março, nº 369 - Centro
CEP: 12.615-000 | +55 (12) 3151-6000