DIRETORIA DE CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

Serviços

CENTRO DE REFERENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL: O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social que tem por objetivo atender, acompanhar e acolher famílias, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidades sociais e riscos sociais. No CRAS são desenvolvidos alguns Projetos e Programas tais como:

Projeto Melhor Idade: para proporcionar um espaço de lazer, acolhimento, proteção e convivência ao idoso, de forma a melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Reuniões duas vezes por semana. (Segundas e Quintas-feiras).

Programa Federal Bolsa Família: este programa promove o alívio imediato da pobreza, priorizando a alimentação básica, por meio da transferência direta de renda, contribuindo para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza, visando uma melhor qualidade de vida. Sendo atualmente beneficiadas 365 famílias pelo programa.

Programa Estadual Renda Cidadã: atende 93 famílias através do repasse financeiro mensal no valor de R$ 80,00 e reuniões sócio-educativas com estratégias motivacionais, cursos profissionais, visando o fortalecimento do grupo familiar bem como à inclusão social. Atualmente estão sendo desenvolvidos cursos de culinária, artesanato, corte e costura e cabeleireira.

Programa Estadual Ação Jovem atende 93 adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com uma bolsa auxílio no valor de R$ 80,00, com o desenvolvimento de atividades em reuniões socioeducativas.

Programa Espaço Amigo atende 120 crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 14 anos, com objetivo de oferecer atividades complementares à escola e apoio psicossocial e sociofamiliar. A equipe Técnica do CRAS é composta por 02 assistentes sociais, 01 psicóloga, 01 assistente administrativo e 02 estagiários.

DIRETORIA DE ASSISTENCIA SOCIAL: A Diretoria de Assistência Social tem por objetivo auxiliar os casos emergenciais com auxilio de cestas, benefícios eventuais, proporcionando desta forma a melhoria na qualidade de vida dos usuários da Assistência Social. Os projetos e Programas coordenados pela Diretoria de Assistência são: Programa Estadual Viva Leite atende aproximadamente 160 crianças na faixa etária de 06 meses a 06 anos, com acompanhamento quadrimestral, que proporciona um desenvolvimento saudável das crianças, com base em proteínas, ferro, cálcio, vitamina A e D. Programa Minha casa Minha Vida Foram beneficiadas 30 famílias. (que serão isentos de prestações).

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE CANAS: O Fundo Social de Solidariedade desenvolve ações de caridade com doações, pagamentos de contas de água e energia em casos emergenciais, Campanhas da solidariedade, Campanhas Contra o Frio e outros que tem por objetivo ajudar, amenizando os problemas sociais das famílias carentes do Município.

DD. Diretora de Assistência Social

Responsável: Ricardo Aurélio Arantes Mota